TURISMO
Barreiras é uma cidade de porte médio com um centro comercial e de serviços em pleno desenvolvimento. Começa a despontar no cenário nacional como porta de entrada do mais novo pólo de ecoturismo da Bahia, Caminhos do Oeste. O turismo ecológico é hoje uma atividade em franca expansão em todo o mundo, uma indústria geradora de empregos, desenvolvimento e progresso e aqui surge sem dúvida nenhuma, como mais uma fonte de receitas para o município e ainda possibilita valorizar os recursos naturais, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.
Rio de Ondas
São 144km do Rio de Ondas. Um cartão postal, um representante oficial da cidade de Barreiras. Muita gente aproveita para descer o rio de bote. O passeio para até 10 pessoas custa R$ 200 e leva duas horas de trajeto. Na localidade, o turista conta com toda a infraestrutura, como restaurante, bares e pousadas. Na hora do almoço, a melhor pedida é o surubim, um peixe de água doce bastante comum na região. Para quem prefere um petisco, a opção é o acarajé, um dos maiores quitutes da Bahia.
Cachoeira do Acaba Vida
A 90 km de Barreiras, a Cachoeira do Acaba Vida é o mais belo cartão-postal da região Oeste da Bahia. Com aproximadamente 40 metros de altura e podendo ser vista por quem a visita tanto da parte superior quanto inferior, a Cachoeira do acaba Vida encanta a todos que já a conheceram.
Cachoeira do Redondo
Lugar encravado no cerrado do extremo oeste da Bahia, acesso não muito fácil, o que ajuda a preservar o ambiente que transborda verde, águas calmas, e uma bela queda d'água. Visitar a Cachoeira do Redondo é obrigatório estando em Barreiras.